Geishas, Beleza Oriental.

Olá!!! Tem muito tempo que eu não falo do que eu mais amo: Japão! Bem, ontem eu lí uma matéria super legal no Blog H-SAMA que me inspirou a também escrever um pouco do que eu sei sobre essas mulheres magníficas e sua "moda" exótica. Por que afinal é de moda que eu falo!
Antes de mais nada quero deixar bem claro que GEISHA NÃO É PROSTITUTA!!!
 Ao contrário do que muita gente pensa as geishas não vendem seu corpo. Vendem sua ARTE...
O maior propósito delas é divertir, entreter com artes variadas como canto, dança e representação. Também podem servir um convidado à mesa e conversar com ele durante um jantar.

Quem não se lembra do filme MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA, do livro homônimo que narra as desventuras de uma jovem pobre que se torna uma das geishas mais cobiçadas de Hanamachi, um bairro tradicional onde se encontram as okiyas, que são as casas ondem as geishas se alojam. Mas ao contrário do que foi visto no filme, uma geisha NUNCA pode ser vista sem seu glamour, sem maquiagem, com roupas desgrenhadas e com os cabelos soltos. Foi só pra dar um ar de "sensualidade má" a personagem da MA RA VI LHO SA Gong Li.

Voltando ao subjeto "Geishas não são prostitutas"...O costume de achar que elas são deve ter se formado devido a confusão que algumas pessoas fazer com as OIRAN. Oiran são as verdadeiras concubinas de luxo do Japão. Aos olhos ocidentais se vestem iguais as geishas, mas tem diferenças sim! Por exemplo: Uma Oiran amarra seu obi(aquela faixa grossa que fica na cintura) para frente. Uma geisha NUNCA faria isso. É desleixado. Os calçados das Oiran tem saltos plataforma altíssimos, as geishas não. Oirans não costumam usar tabi(aquelas meias, geralmente brancas, com a divisão do dedo polegar). Bem, a partir de agora se você vir uma mulher com alguma ou com todas as especificações à cima não a chame de GEISHA, pois pra ela isso seria um super insulto!
Como eu não achei uma foto de Oiran então coloquei essa imagem aí mesmo. Elas são bem parecidas com isso daí...
Bom gente, ainda tenho muita coisa pra falar sobre geishas, mas o post ficaria muito grandão(já deve estar...). Deixo o resto pra uma outra oportunidade. Me recuso a corrigir a ortografia agora. Me perdoem pelos erros. Beijos!!!

1 comentários:

  1. Que interessante a postagem de hoje!!! Eu gostei muito desse filme Memórias de Uma Gueixa!!

    Bjossss

    ResponderExcluir